O Tribunal Superior Eleitoral é composto por sete ministros. Três ministros do STF, dois ministros do STJ e dois advogados. Esses advogados devem ter conduta ilibada e notável saber jurídico. Eles são escolhidos pelos ministros do STF que elabora uma lista sêxtupla e o presidente escolhe dois nomes dessa lista.
A presidência e a vice do TSE deve ser exercida por membros do STF, escolhido pelos sete membros do TSE. A corregedoria da casa tem que ser exercida por um membro do STJ, também escolhido pelos sete membros do TSE, entre os dois ministros do STJ. Então para ser presidente ou vice do TSE deve ser brasileiro nato, afinal é uma exigência para ser ministro do STF. Mas ou outros componentes da casa pode ser brasileiros nato ou naturalizado.
O Atual presidente é Ricardo Lewandosviski e a vice Carmem Lúcia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário