Situações para humilhar e constranger o trabalhador. O trabalhador se expõe durante a jornada de trabalho, por repetidas e prolongadas situações de vexame. Geralmente no assédio moral existe uma relação de hierarquia. A conduta do agressor é desumana e antiética. Tornando o ambiente de trabalho uma espécie de campo de concentração para o agredido. Como geralmente ocorre em locais fechados, onde os colegas notam mais dependem daquele trabalho para sobreviver, fica a cargo do agredido provar as situações constrangedoras que vem sendo submetido, o que torna a tarefa difícil.
Muitas vezes o agredido fica isolado e ridicularizado na empresa ou órgão em que trabalha. Deixando a vítima do assédio angustiado, com sentimento de culpa pela situação, causando depressão e até problemas familiares. Mesmo sendo vítima, mas por ser inferior na hierarquia da empresa, o fardo todo deve ser carregado pelo assediado. O agressor geralmente tenta impor o poder para encobrir sua frágil competência e deficiência profissional, sem falar da total falta de ética.
Existe também o agressor passivo, ele não agride a vítima de forma direta, mas fica rindo da situação e incentivando o agressor ativo a continuar assediando a vítima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário