O Superior Tribunal de Justiça é composto por 33 ministros. O presidente da república é quem escolhe, porem essa escolha não é livre. Obrigatoriamente a composição do STJ deve ser da seguinte maneira:
1/3 de juízes dos TRFs (Tribunais regionais Federais)
1/3 de desembargadores dos tribunais estaduais
1/3 divididos da seguinte maneira:
1/6 de advogados
1/6 de membros do ministério público federal, estadual e distrital
No caso dos advogados, a OAB ira preparar uma lista sêxtupla para o presidente escolher um advogado para ser ministro do STJ. O mesmo acontece com os membros do ministério público. Já no caso dos juízes dos TRFs e desembargadores estaduais será elaborada uma lista tríplice para o presidente escolher um nome.
Para ser ministro do STJ tem que ter mais de 35 anos e menos de 65 anos, notável saber jurídico e reputação ilibada. Tem que ser brasileiro nato ou naturalizado. Aí tem uma diferença em relação ao STF que exige brasileiro nato. No STJ tem um ministro que nasceu em outro pais, Felix Fischer, nascido na Alemanha, mas naturalizado Brasileiro.
Depois de escolhido o nome pelo presidente da república, este será sabatinado pelo senado e depois seu nome vai para aprovação no plenário daquela casa. Só assim o presidente pode nomear.
O atual presidente do STJ é Cesar Asfor Rocha e o Vice Ari Pargendler
Nenhum comentário:
Postar um comentário