O Supremo Tribunal Federal é composto por 11 ministros escolhido livremente pelo presidente da república e aprovado pelo senado federal depois de passar por sabatina na comissão de constituição, justiça e cidadania daquela casa. Para ser ministro do supremo precisa ter dez anos de prática jurídica, mais de 35 anos e menos de 65 anos, ser brasileiro nato, ter notório saber e conduta ilibada.
Dos onze ministros do STF, Lula escolheu sete. Agora em agosto vai ter o direito de escolher mais um, com a aposentadoria de Eros Grau. Celso de Melo (Sarney), Marco Aurélio(Collor), Gilmar Mendes(FHC) e Ellen Gracie(FHC) foram os únicos ministros que Lula não escolheu.
O atual presidente do STF é Cesar Peluso e o vice é Carlos Ayres Brito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário